Certificação CAPM

Certified Associate in Project Management

Sobre a Certificação CAPM

A Credencial CAPM® – Certified Associate in Project Management, criada em 2003, reconhece e atesta o conhecimento (processos e terminologias de gerenciamento de projetos) do profissional no GUIA PMBOK®, o padrão de boas práticas na gestão de projeto.O profissional certificado contribui a uma equipe de projeto como um perito do assunto, podendo exercer várias posições e/ou papéis na organização como um patrocinador-executivo, coordenador ou mesmo especialista técnico.

Estes membros de equipe de projeto podem assumir total ou parcial responsabilidade em tarefas individuais de projetos ligadas a uma área específica: técnica ou funcional (Exemplo: Marketing,Financeira, Engenharia, TI, entre outras).

A certificação CAPM® cresceu cerca de 57% em menos de um ano. Mais de 10.000 profissionais certificados no mundo em DEZ/09. (Fonte: DEZ 2009 www.pmi.org)


1.2 Requerimentos para o exame CAPM®

  1. Requerimento:
    Diploma de 2º Grau ou Nível Superior
  2. Requerimento1500 horas de experiência comprovadas (atuação em Projetos em qualquer nível) ou 23 horas comprovadas em treinamento de Gerenciamento de Projetos
  3. Custo do exame:
    1. US$225.00 (filiados ao PMI®)
    2. US$300.00 (não filiados ao PMI®)

O que eu preciso saber?


Público Alvo:

  1. Membros de Equipes de Projetos;
  2. Iniciantes na carreira Gerenciamento de Projetos;
  3. Estudantes de Gerenciamento de Projetos;
  4. Gerente de Projetos com pouca experiência;
  5. Especialistas técnicos;
  6. Supervisores, Coordenadores e Gerentes Funcionais;

Sobre o Exame:

  1. O Exame é composto de 150 questões, das quais 15 são questões chamadas “pré-teste”(questões que estão sendo avaliadas para futuro banco de questões do PMI), que o candidato errando o acertando não irá impactar seu resultado. O problema é que não é de conhecimento do candidato quais são estas questões de pré-teste.
  2. O foco na Prova é o PMBOK®, pratique bastantes exercícios simulados.
  3. O foco do exame CAPM® é o PMBOK®, diferente do Exame PMP®, em que o PMBOK® corresponde somente 30% da prova. No exame PMP® o número de questões situacionais, que testam sua experiência, corresponde a mais de metade da prova.
  4. A Prova pode ser feita com o recurso de tradução das questões em Português. A tradução está muito bem feita.

 


Referências para estudo preparatório para o Exame CAPM®:

Curso preparatório para Certificação CAPM® ou caso não tenha, o preparatório para o exame PMP;


Referências Bibliográficas para estudo:

  1. INSTITUTE, Project Management: PMBOK® Guide 4rd Edition(PMI, 2008).
  2. INSTITUTE, Project Management: PMBOK® Guide 5th Edition(PMI, 2013).
  3. FREITAS, Carlos Augusto. Certificação CAPM – Para membros de equipes e novos gerentes de projetos. Editora BRASPORT (2012)
  4. VARGAS, Ricardo. Manual Prático do Plano de Projeto (4a. edição). Editora BRASPORT (2009)
  5. MONTEIRO, Armando. Certificação PMP. 2ª Edição. Editora: BRASPORT.
  6. NETO , Fernando Henrique da Silveira; Dinsmore, Paul Campbell. Gerenciamento de Projetos e o Fator Humano. Editora: Qualitymark

 


Dicas para de Estudo:

  1. Leia o PMBOK® pelo menos duas vezes. Leia seguindo o fluxo do grupo de processos na segunda vez. O entendimento será mais fácil.
  2. Leia o glossário do PMBOK®.
  3. Estude todas as entradas, ferramentas e saídas de cada processo. O exame contém questões como: Qual é a ferramenta do processo Encerrar o projeto ou fase?

    Dicas para o Exame:

 

  1. Quando iniciar a prova, dedique os 15 minutos iniciais de ambientação para anotar no bloco que a Prometrics irá entregar as fórmulas e informações que julgar necessário para a realização do exame;
  2. Divida a prova em 3 etapas de 50 questões e anote no bloco o número das questões que não tiver certeza da resposta, para que na hora em que for revisar a prova, saber qual será PRIORIDADE na revisão. Não deixe nenhuma questão em branco, marque-a de qualquer jeito, mesmo não tendo certeza;
  3. Entenda o conceito dos 42 processos que as outras informações serão assimiladas naturalmente. Não é necessário DECORAR o PMBOK®.

    Para se cadastrar no grupo da Certificação CAPM® (Yahoo).
    Entrar no grupo: certificacao_capm-subscribe@yahoogrupos.com.br
    Link(Grupo): http://br.groups.yahoo.com/group/certificacao_capm/


    Por:
    Carlos Augusto V. de Freitas, CAPM, ITIL.
    Development Professional VP (2010 – 2011)
    Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional
    PMI – Chapter Rio de Janeiro, Brasil

Quer Saber Mais?

Interessado conhecer mais? Veja porque você deve escolher uma certificação PMI e decidir qual a certificação é ideal para você.