Prêmio Pinhão de Ouro 2018 – Maikel Michelon

Implementação de Projetos de Aerogeradores Offshore no Brasil: um Modelo para Gestão de Riscos Segundo as Melhores Práticas em Gestão de Projetos

ADRIANO LUXI MARTINS, GERSON SOARES DE ALMEIDA, KATHIA DELARI, MAIKEL HANDERSONN MICHELON, OZÉAS VERDAN DE SOUZA

Resumo

Problemas relacionados à excessiva utilização de combustíveis fósseis trouxeram aos dias atuais a constante procura de substitutos viáveis. Entre esses, está a energia eólica offshore. Este trabalho tem como objetivo principal analisar e propor um modelo para a gestão de riscos em projetos de implementação de aerogeradores offshore na costa do Brasil. Utiliza-se estudo exploratório de abordagem qualitativa a partir de levantamentos bibliográficos e aplicação de questionário para especialistas. Inicialmente será demonstrada a situação atual da energia eólica, posteriormente realiza-se a fundamentação teórica a partir de três métodos: PMI® Guide do Project Management Institute, Prince2® e ISO 31000. Realiza-se um comparativo entre esses métodos e após a verificação de alguns pontos, conclui-se que existem semelhanças, bem como grau de importância, aplicabilidade e complementaridade para a gestão de riscos. Diversos riscos relacionados à área foram listados para servir de base para a análise comparativa. Acredita-se que este trabalho possa auxiliar futuros estudos de viabilidade para a implementação de projetos nessa área.

  • Pedro Rocha - 11/08/2019

    Parabéns Maikel feito de esforço e dedicação.

    Abraço

    • Maikel - 17/08/2019

      Olá Pedro, obrigado. Abraço.

  • João Carlos Michelon - 11/08/2019

    seguramente um grande trabalho.
    Merecedor do prêmio pela qualidade e ineditismo do trabalho que sem dúvida pode ser um referencial a ser consultado sobre o assunto.

    • Maikel Michelon - 17/08/2019

      Olá João Carlos, obrigado.