fbpx

Programa de Mentoria

Nós do PMI Paraná Chapter acreditamos que nenhum grande profissional chegou longe sozinho e por isso apostamos muito no valor entregue através do Programa de Mentoria.

O que é Mentoria?

Trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste no auxílio oferecido por um profissional mais experiente em determinada área a outro com menos experiência ou iniciante direcionando o aprendizado, compartilhando experiências e estimulando o desenvolvimento de competências essenciais para tal profissão.

Quem pode se inscrever?

A participação no programa é EXCLUSIVA para associados do PMI Paraná Chapter. Veja maiores detalhes no Edital (CLIQUE AQUI).

Como funciona o Programa de Mentoria do PMI Paraná Chapter?
O Programa sugere um plano de trabalho entre mentor e mentorado durante 10 sessões de 1 hora ao longo de 6 meses.

Benefícios para Mentores

  • – Aprendizado constante e reciclagem de conhecimentos;
  • – Reconhecimento perante toda a comunidade do Paraná, pelo apoio ao desenvolvimento profissional, impactando a vida dos mentorados;
  • – Networking com os melhores profissionais do estado, em gerenciamento de projetos, programas e portfólio;
  • – Obtenção de PDUs para manutenção de certificações.

Benefícios para Mentorados

  • – Aprimoramento de habilidades específicas;
  • – Amplitude da visão sob perspectivas diferentes;
  • – Aprendizado constante e reciclagem de conhecimentos;
  • – Networking com profissionais renomados no mercado;
  • – Direcionamento de carreira com foco nos objetivos de desenvolvimento profissional do mentorado.

Nossos Mentores

SERGIO MOTA

Engenheiro mecânico pela UFPR, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, GBA em Comunicação, GBA em Liderança e Desenvolvimento de Equipes pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE/FGV), mestre em Gestão Urbana e Políticas Públicas pela PUC PR. É professor, palestrante, consultor, empresário e escritor. Autor de artigos sobre lançamento de produtos no mercado brasileiro, projetos de planejamento urbano, recuperação de projetos e gerenciamento de crise. É membro do PMI Chapter Paraná. Um apaixonado pela vida e pelas experiências.

MANOEL PAIXÃO RAMOS

Consultor / Gerente de Projetos na empresa MPR Gestão & Projetos. É graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela FANESE. Técnico em Mecânica Industrial, MBA em Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado em Planejamento e Controle de Obras pelo INBEC, MBA em Gestão Empresarial na FGV, atuando há mais de 10 anos em diversas empresas do ramo de Engenharia, Tecnologia da Informação e Consultoria. Certificado PMP®, Prince2 Agile e M_o_R@®. Voluntário como Diretor de Parcerias e Alianças do PMI-SE e voluntário na Diretoria do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe e Câmara Brasileira de BIM de Sergipe.

MARCONI MAGALHÃES MENDES

Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Certificado PMP®. Especialista em Engenharia de Comunicação de Dados e Graduado em Engenharia Elétrica. Carreira desenvolvida ao longo de 23 anos em operadoras de telecomunicações, com grande experiência em gerenciamento de projetos nas áreas de TI e telecomunicações. Experiência de três anos como docente. Membro e voluntário do PMI®. Vencedor do Prêmio Pinhão de Ouro, em 2017 e 2018, na categoria Artigo Acadêmico.

ROBSON FEREZIN

Possui graduação em Ciência da Computação pela UEM (2003), graduação em Administração de Empresas pela UEM (2008), MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2011) e MBA em Business and Management pela University of California, Irvine/EUA. Profissional certificado em diversas áreas, com destaque para: ISTQB - International Software Testing Qualifications Board, IREB – International Requirements Engineering Board e PMP – Project Management Professional pelo PMI – Project Management Institute. Atualmente é Gestor na empresa Teletex IT Solutions, em Curitiba-PR, Diretor de Impacto Social do PMI-PR e docente na pós-graduação para o Grupo OPET, FCV (Faculdade Cidade Verde) e FAG (Fundação Assis Gurgacz). Autor do livro “Administração de Contratos”, palestrante e ministrante de cursos em Gerenciamento de Projetos.

ANDRÉ CARNEIRO GIANDON

MSc, PMP com 15 anos de experiência com gerenciamento de programas e projetos em organizações públicas e privadas, atua como consultor em gestão de negócios pela GPMG Soluções em Gestão e Inovação. Desde 2002 é professor em programas de pós-graduação e MBAs Executivos, tendo lecionado em instituições como COPEL, PETROBRAS, BOSCH, GVT, POSITIVO INFORMATICA, GRUPO CR ALMEIDA, GRUPO GAZIN, GTFoods Group, Unimed Maringá, SICOOB, Institutos LACTEC, BELAGRÍCOLA, UEM, PUCPR, UNIVERSIDADE POSITIVO, ESIC Business & Marketing School, SENAC-SP, UNICESUMAR, Governos Estaduais e Prefeitura Municipal de Curitiba. Possui certificação internacional PMP – Project Management Professional do PMI – Project Management Institute e é instrutor de cursos preparatórios para certificação PMP. Possui título de Mestre em Construção Civil com ênfase em Gerenciamento.

PATRICIA GOULART

Profissional da área de TI com mais de 10 anos de experiência. Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pós-graduada MBA em Gerenciamento de Projetos com ênfase em Docência do Ensino Superior, certificada PMP® e PMO-CP®. Sólida experiência com governança, gestão de projetos e contratos globais de outsourcing (serviços, software, imagem e impressão, infraestrutura). Especialista em gestão da transição e transformação, tendo atuado como Gerente de Transições na HP, com mais de 50 T&T realizados ao longo dos últimos 6 anos para clientes dos mais diversos seguimentos tais como, (HSBC, Valeo, JBS, Nestle, Sanofi, Nokia, Novartis, Merck, BASF, Corning, JP Morgan Chase, Petrobras, Grupo Ultra, ENEL, Syngenta entre outros). Experiência com implantação de escritório de projetos tendo participado na implantação do PMO no PMI-PR, enquanto Gerente do PMO. Atualmente gestora na T-Systems, responsável pela área de Delivery. No PMI é Diretora de Desenvolvimento Profissional, instrutora de treinamentos e workshops, coach, mentora, palestrante e professora nas áreas de gestão de portfólio, programas e projetos (métodos tradicionais e ágeis), gestão de pessoas e liderança, comunicação e qualidade.

CARLOS EDUARDO FLESCH BRETANHA

Profissional com atuação como gestor de projetos nos últimos 20 anos em diversos ambientes. É consultor na gestão de projetos, palestrante e professor de MBA na área de Gestão de Projetos e Governança em diversas instituições de ensino, além de ser Conselheiro Fiscal do PMI-PR. Possui vasta experiência como líder de equipes e coordenação de projetos. Possui também larga vivência internacional e relacionamento com clientes em toda a América do Sul. Como consultor atuou no desenvolvimento de sistemas de projetos para diversas empresas de grande porte nas indústrias de óleo e gás, mineração, química, petroquímica entre outras, incluindo projetos em infraestrutura. Atuou como líder regional de uma consultoria global, onde conseguiu alavancar resultados importantes para o desenvolvimento da equipe e dos negócios. Já atuou como coordenador de projetos e supervisão da manutenção em grandes grupos empresariais como Volkswagen e Votorantim Cimentos, incluindo experiências de 6 meses na Alemanha e 4 anos no Canadá. Graduado em Engenharia Industrial Elétrica com pós-graduação e MBA Executivo; mestre em Engenharia da Produção pela UFPR. Certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI desde 2006.

CACILDA ANDRADE

Formada em Graduação em Matemática/ Informática pela UFRJ e Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Trabalha na área de TI por mais de 33 anos. Ao longo dos 18 últimos anos especializou-se em Gerenciamento de Projetos. Atualmente atua como Coordenadora de Projetos e TI prestando serviços no IPEM SP. Anteriormente foi Gerente de Projetos na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e na empresa de contact center Atento. Atuou também como supervisora técnica da área de IT do HSBC Bank Brasil por mais de 23 anos. É também Professora universitária há mais de 18 anos, atualmente fazendo parte do corpo docente do Senac Santo Amaro, da pós graduação de TI/EAD. Já ministrou aulas de TI e Gerenciamento de Projetos no Centro Universitário São Camilo, FMU, UMC, Italo/Unitalo e Impacta. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Gerenciamento de Projetos (negócios/sistemas/aplicativos e infraestrutura de TI), Gestão de eventos/serviços e equipes de suporte técnico. É orientadora de TCCs/artigos científicos É voluntária do PMI SP desde 2016, onde atua como Mentora no Programa de Mentoring-ciclos 3/4/5/6/7, também já organizaou Hackaton Social e contribuiu na área de Instituições de Ensino do PMIef (Projetos Sociais).

GERALDO GHIORZI BRANDÃO

PMP® e RMP-PMI®; Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma; Mestre em Ciências Navais, MBA em Gestão Empresarial (COPPEAD-UFRJ); MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos (FGV) e certificação internacional em Project Management pela University of California, Irvine; Bacharel em Administração e Ciências Navais pela Escola Naval. Capitão de Mar e Guerra da reserva remunerada da Marinha do Brasil, desde 2012; participou e gerenciou diversos projetos, tanto no Brasil quanto no exterior, nas áreas de tecnologia da informação, logística, pessoal e administração. Colaborador convidado na Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça para a realização do Projeto do Sistema Integrado (PSI) de Segurança Pública para a Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA 2014; idealizador e gerente do projeto de implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos e Processos da Base Naval do Rio de Janeiro; gerente do projeto dos Centros de Comunicações das Instalações Olímpicas e Paralímpicas nos Jogos Rio2016, Gerente Operacional no Centro Operacional dos Jogos Rio2016 (Main Operational Centre - MOC); Assessor da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha e da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha na execução de diversos projetos estratégicos para o país; Docente externo da Universidade Estácio em cursos de pós-graduação; Consultor da Empresa Lebio para planejamento estratégico, análise de risco organizacional e planejamento de projetos e processos; e Gerente do Programa de Mentoria do PMI-PR.

JULIO CESAR DOS SANTOS

Profissional PMP®️ com mais de 17 anos de experiência em Gestão de projetos e Gestão de TI. Sólida experiência em companhias nacionais e internacionais dos segmentos de Seguros, Industrial, Telecomunicações, Varejo, Serviços, Governamental, Publicação, Family Office e Construção. Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Estratégica. Membro e voluntário do PMI®️ Chapter Paraná.

RODRIGO PASTI DE MACENA

Possui as certificações de SFPC (Scrum Foundation Professional Certificate) e PMO-CP (PMO Value Ring Certified Practitioner). MBA em Gerenciamento de Projetos com ênfase em TI pela FGV. É formado em Ciências da Computação, com formação técnica em Processamento de Dados. Atua como Analista de Sistemas há 19 anos no mercado, sendo 18 em rede de lojas de grande porte de eletrodomésticos. Experiência em diversas linguagens de programação e ferramentas para desenvolvimento de softwares. Atua como Gerente de Programas de PMO do PMI Santa Catarina. Atuou também como Diretor de Comunicação e Marketing no PMI São Paulo e em diferentes atividades nos diversos capítulos do PMI Brasil. Trabalhou na equipe de Parcerias do 10º Congresso Mineiro de Gerenciamento de Projetos em 2015, no 11º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos realizado em Belo Horizonte em 2016, no 12º Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança realizado em Curitiba em 2017 e no 16º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI São Paulo também em 2017. Foi também o Gerente de Programa responsável pelo GPEmForma do PMI São Paulo. Já trabalhou nos Branches Campinas e Sorocaba do PMI São Paulo. É apaixonado pelo trabalho voluntário que desempenha no PMI, pois gosta da ideia de que faz parte de um esforço para disseminação das boas práticas de Gerenciamento de Projetos, além de sempre poder ter contato com profissionais e pessoas do mais alto nível cultural e acadêmico.

LUCAS FURLAN

Atual Presidente do PMI Paraná Chapter. É especialista em MS Project certificado pela Microsoft®️, Certificado CAPM®️ pelo PMI®️ e Green Belt em Lean Six Sigma. Sua formação é em Gestão Comercial pela Uninter e cursou também Engenharia Química pela UEM e MBA em Gestão de Projetos pela USP.
Praticante de Gerenciamento de Projetos há mais de 10 anos, possui experiência em Negociação com 3 anos na área de Compras de multinacional da área de embalagens (utilizando Strategic Sourcing) e 10 anos em Gestão de Vendas (utilizando SPIN Selling).
É Fundador e Instrutor da Enteléquia Educação, onde atua com treinamentos nas áreas de Negociação (Supply Chain e Vendas) e também Gestão de Projetos. Atualmente é o Head de toda a área de Negócios da Via Gráfit Jeans (Marketing, Comercial e Desenvolvimento de Produtos), liderando diretamente uma equipe de 30 pessoas e sendo responsável por dezenas de milhões de faturamento/ano.

MARY SPIAGORI

Entusiasta pela prática da liderança e a gestão de projetos. Focada em resultados, possui experiências em projetos de transformação organizacional, tecnologia da informação e promoção da cultura focada nas pessoas. É vice-presidente do PMI PR, tendo sido GP do CIGPL 2018 (Congresso Internacional de Gestão, Projetos). É certificada em gestão de projetos profissional PMP pelo PMI (Project Management Institute). Também possui as certificações de ITIL e COBIT. Atualmente aprofunda seus conhecimentos nas áreas do desenvolvimento humano, liderança, planejamento estratégico, aprendizagem organizacional, gestão de projetos e inovação.

WILLIS EIDII TANIGUTI

Diretor de Expansão do PMI-PR fomentando ações, eventos e projetos para o interior do estado do Paraná, faz parte do PMO Corporativo do Sicoob Unicoob, Administrador, graduado pela Universidade Estadual de Maringá, MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo Instituto Paranaense de Ensino, Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Estadual de Maringá e Certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI. No PMI-PR Atuou como Branch Leader Norte do Capítulo Paraná coordenando ações para o desenvolvimento e expansão do PMI-PR no interior do estado e na Diretoria de Gestão de Pessoas e Voluntariado. Possui mais de 5 anos de experiência em gerenciamento de projetos de construção civil, projetos de implantação e desenvolvimento em TI. Participou de 3 implantações de PMO Corporativo.

MICHEL ANDREY KÖHLER

Atualmente atuando como Gerente de Pessoas no PMI-PR, como Engenheiro de Processos e Project Leader na ELECTROLUX e Mestrando de Engenharia Elétrica e Informática Industrial (UTFPR). Tem as certificações PMP-Project Management Professional (PMI), CAPM-Certified Associated in Project Management (PMI), MBA em Gestão Empresarial (ESIC), Bacharel em Engenharia Industrial Elétrica (UTFPR), Técnico em Eletrônica (CEFET-PR), intercâmbio cultural Noruega e mais de 10 anos de atuação em Gestão de Projetos em diversas áreas.

LUIS FERNANDO NUNES

Sua origem é do interior de São Paulo, porém vive em Londrina nos últimos 15 anos. Professor, consultor e palestrante. Possui mais de 10 anos de experiência em gerenciamento de projetos. Consultor SAP FI/FSCM/SOLMAN Belagricola. Consultor SAP Atos tecnologia. Consultor em Gerenciamento de Projetos HANKEGP Consultoria. Já teve a oportunidade de participar como palestrante e speaker de eventos em grandes empresa e instituição de ensino como: Della Foods, UTFPR, UNIPAR, ATOPP, FEITEP entre outras. Professor Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos (SENAI / Pitágoras / Attop). Voluntário do PMI como Branch Leader região Norte Pioneiro.

GUSTAVO SIMÕES BRAGA

Atua como Gerente de Sucesso do Cliente no Placker, onde auxilia profissionais de diversos países a melhorarem seus processos de gestão por meio de sistemas de gerenciamento de projetos. Tem experiência como professor universitário, empreendedor na área de marketing digital e instrutor de Microsoft Project. É mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de pesquisa de Inovação e Tecnologia, cuja dissertação trata da implementação de metodologias de gestão de processos de negócios em pequenas empresas. É voluntário no Project Management Institute - Paraná Chapter (PMI-PR), onde organiza eventos relacionados à disseminação de boas práticas em gerenciamento para a comunidade, e na Junior Chamber International (JCI), estabelecendo parcerias internacionais para fomentar projetos comunitários. Possui as certificações de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)® do PMI e Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS).

RAFAEL BERTHI

Profissional com mais de 18 anos de experiência em projetos em diversas áreas, como projetos de engenharia de plantas industriais, administração de softwares CAD/CAE, desenvolvimento de softwares e infraestrutura de TI. Graduado em Gestão de Produção pela UTFPR, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Certificado PMP® desde 2018. Gerente de projetos voluntário no PMI, capítulo Paraná, desde 2016.

RICARDO WERNER ARINS

Experiência na área de manutenção e projetos industriais, atuando como técnico de manutenção, programador de manutenção e especialista de manutenção e gestão de projetos com ênfase em inovação e tecnologia processos voltados para a indústria 4.0, nas áreas de engenharia, gerenciamento e planejamento de projetos. Liderança de grandes equipes multifuncionais durante as iniciativas de desenvolvimento de programas e projetos. Comunicativo e capaz de fornecer informações técnicas. Desenvolvendo, aplicando metodologias de projetos e ou tecnologias, oferecendo a expertise de gestão e o conhecimento para executar atividades alinhadas aos objetivos estratégicos do negócio. Gerenciamento de equipe e projetos na área de manutenção industrial, responsável pela elaboração de relatórios, indicadores e análises técnicas, coordenação e gerenciamento de equipes, gestão de projetos e utilização de softwares (sistema de gestão integrada – S.A.P Módulo PM). Técnico em Processamento de Dados pela OPET. Pós-graduado em Teleinformática e Redes Industriais pela UTFPR. Atualmente faz o mestrado e doutorado em Administração na Universidade Positivo.

GUSTAVO GARBUIO BRANDALIZE

Líder de Projeto e Engenheiro de Desenvolvimento de Produto Sênior com experiência de 9 anos em pesquisa e desenvolvimento de produtos da linha branca. Responsável pelo gerenciamento de projeto, desenvolvimento e especificação de novos fornos de micro-ondas de uso doméstico para o mercado brasileiro. Experiência com equipes multidisciplinares, multiculturais e internacionais. Tenho formação em Engenharia Mecânica, Gestão de Projetos e Engenharia de Plásticos. Gosto de ser organizado, focado e concentrado. Costumo ser pontual e dedicado às atividades propostas.

TIAGO POLIZER DA SILVA

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Gerente de Projetos certificado PMP. Fluente em inglês e intermediário em espanhol. Experiencia no gerenciamento de projetos de Imagens Android para dispositivos móveis por 1 ano e meio. Desde 2013 trabalhando como gerente de projetos de NPI de dispositivos móveis. Últimos 2 anos tendo participação ativa e com sucesso no projeto de internacionalização da Positivo Tecnologia no Chile e Argentina. Foi o Gerente de Projeto da família Cielo Lio, pela Positivo, desde 2016. Esta foi a primeira máquina de pagamentos projetada e montada no Brasil pela Positivo. Tenho um perfil muito empreendedor, adaptando as melhores técnicas em gerenciamento de projetos a minha realidade.

ADEMIR GONÇALVES JUNIOR

Tenho mais de 15 anos de experiência na gestão de projetos de engenharia, construção industrial, comercial e residencial. Fundei duas empresas e gerencio uma construtora e incorporadora desde 2011. Sou certificado em gerenciamento de riscos e análise de decisão pela Stanford University, especialista em engenharia de planejamento pela PUC-PR/PROMINP e graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná. Organizo, gerencio e alavanco com sucesso recursos para a execução de projetos. Sempre procuro as melhores práticas do PMI e do mercado, conduzo planejamento de projetos e cronogramas, gerencio custos e equipes de projetos. Desenvolvo análise de cenários e faço previsões de custo e receita para projetos de investimento (CAPEX). Tenho grande foco em criar e manter relacionamentos com clientes e demais stakeholders enquanto desenvolvo os melhores resultados para a organização.

CELSO RICARDO BREVE

Profissional certificado pelo PMI com mais de 10 anos de experiência na Gestão de Projetos de T.I em empresas multinacionais e nacionais dos setores automotivo, papel e celulose, telecomunicações e serviços. Atuação como CIO em empresa espanhola no Brasil. Grande conhecimento na implantação de ERPs, CRM e BI, atualização de infra-estrutura de TI, servidores e banco de dados. Focado sempre em transformar TI em diferencial estratégico nas empresas. Formação: MBA – International Business Management - Baldwin Wallace College – Ohio/FAE em 2002; Pós-graduação em Administração de Empresas – FAE em 2000; e Graduação em Engenharia Industrial Elétrica – CEFET em 1995.

ALENCAR DE PAULA LIBÂNIO

Atualmente é Gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - Anater. Responsável pelo desenvolvimento e implantação do planejamento estratégico da Agência, atualmente responde pelo monitoramento e avaliação dos Programa Piloto, Dom Helder, Diversificação do Tabaco, Regularização Fundiária e Mais Gestão (cooperativas e associações rurais), somando mais de 133 projetos que totalizam mais de R$ 440.000.000,00 (quatrocentos e quarenta milhões de reais). É Mestrando em Gestão do Agronegócio na Universidade de Brasília – UnB. Possui MBA em Gestão Estratégica para Resultados pelo Uniceub – Centro Universitário de Brasília. Atuou como Diretor Adjunto para a gestão 2017/2018, com a responsabilidade de implantar o PMO do chapter do DF, estabelecendo uma estrutura formal para a construção e desenvolvimento de projetos dentro do capítulo. Atuou também como Gerente de Relacionamento com Clientes e Gerente de Projetos da Biggdata, Brasília – DF; e Gerente de projetos e processos da Digeo Consultoria, Brasília – DF.

JEOVÁ FREIRE DA SILVA

Possui MBA Executivo em Gestão de Projetos e em Finanças e Controladoria pela Estação Business School. É pós-graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Mackenzie – São Paulo. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade de Braz Cubas – Mogi das Cruzes. Possui experiência em gestão de projetos, trabalhando em projetos do Banco CNH Industrial; 10 anos como profissional no Mercado Financeiro, adquirida em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte; atendimento ao cliente interno e externo;12 anos gerenciando/coordenando equipes multidisciplinares; treinamento de pessoas; estudos e análises de portfolio para tomadas de decisões (crédito & cobrança); planejamento estratégico e MIS (Management Information System); elaboração e divulgação de informações gerenciais; e gestão de projetos voltados a área financeira e sistemas (Core System).