Programa de Mentoria

Nós do PMI Paraná Chapter acreditamos que nenhum grande profissional chegou longe sozinho e por isso apostamos muito no valor entregue através do Programa de Mentoria.

O que é Mentoria?

Trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste no auxílio oferecido por um profissional mais experiente em determinada área a outro com menos experiência ou iniciante direcionando o aprendizado, compartilhando experiências e estimulando o desenvolvimento de competências essenciais para tal profissão.

Quem pode se inscrever?

A participação no programa é EXCLUSIVA para associados do PMI Paraná Chapter. Veja maiores detalhes no Edital (CLIQUE AQUI).

Como funciona o Programa de Mentoria do PMI Paraná Chapter?
O Programa sugere um plano de trabalho entre mentor e mentorado durante 10 sessões de 1 hora ao longo de 6 meses.

Benefícios para Mentores

  • – Aprendizado constante e reciclagem de conhecimentos;
  • – Reconhecimento perante toda a comunidade do Paraná, pelo apoio ao desenvolvimento profissional, impactando a vida dos mentorados;
  • – Networking com os melhores profissionais do estado, em gerenciamento de projetos, programas e portfólio;
  • – Obtenção de PDUs para manutenção de certificações.

Benefícios para Mentorados

  • – Aprimoramento de habilidades específicas;
  • – Amplitude da visão sob perspectivas diferentes;
  • – Aprendizado constante e reciclagem de conhecimentos;
  • – Networking com profissionais renomados no mercado;
  • – Direcionamento de carreira com foco nos objetivos de desenvolvimento profissional do mentorado.

Nossos Mentores

SERGIO MOTA

Engenheiro mecânico pela UFPR, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, GBA em Comunicação, GBA em Liderança e Desenvolvimento de Equipes pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE/FGV), mestre em Gestão Urbana e Políticas Públicas pela PUC PR. É professor, palestrante, consultor, empresário e escritor. Autor de artigos sobre lançamento de produtos no mercado brasileiro, projetos de planejamento urbano, recuperação de projetos e gerenciamento de crise. É membro do PMI Chapter Paraná. Um apaixonado pela vida e pelas experiências

SILVIO AURÉLIO DE CASTRO WILLE

Eng. Civil e Adm. com PhD na Colorado State University, USA. Ampla experiência em planejamento e gerenciamento de projetos/ obras/ empreendimentos, com serviços prestados no Brasil, Argélia, Equador e México. Foi Diretor na construtora Irmãos Thá S.A, Engenheiro Sênior na Promon Engenharia e Consultor da OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde no México. É Diretor da Pmpraxis desde 1985. Membro Fundador do Comitê PMI-PR (Project Management Institute). É professor do MBA em Gestão de Projetos da UFPE e das pós-graduações em Gerenciamento de Obras da UTFPR e UNIPAR. Criador do Programa de Desenvolvimento de Competências em Gerenciamento de Obras 100% em EAD da Academia de Projetos de Vida e Carreira (https://comomudarminhavida.com.br). É conferencista, consultor e instrutor de educação continuada em gerenciamento de projetos pessoais e corporativos. Autor do livro Um Guia para a Realização dos Seus Sonhos, Amazon Kindle.

MARCONI MAGALHÃES MENDES

Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Certificado PMP®. Especialista em Engenharia de Comunicação de Dados e Graduado em Engenharia Elétrica. Carreira desenvolvida ao longo de 23 anos em operadoras de telecomunicações, com grande experiência em gerenciamento de projetos nas áreas de TI e telecomunicações. Experiência de três anos como docente. Membro e voluntário do PMI®. Vencedor do Prêmio Pinhão de Ouro, em 2017 e 2018, na categoria Artigo Acadêmico.

ROBSON FEREZIN

Possui graduação em Ciência da Computação pela UEM (2003), graduação em Administração de Empresas pela UEM (2008), MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2011) e MBA em Business and Management pela University of California, Irvine/EUA. Profissional certificado em diversas áreas, com destaque para: ISTQB - International Software Testing Qualifications Board, IREB – International Requirements Engineering Board e PMP – Project Management Professional pelo PMI – Project Management Institute. Atualmente é Gestor na empresa Teletex IT Solutions, em Curitiba-PR, Diretor de Impacto Social do PMI-PR e docente na pós-graduação para o Grupo OPET, FCV (Faculdade Cidade Verde) e FAG (Fundação Assis Gurgacz). Autor do livro “Administração de Contratos”, palestrante e ministrante de cursos em Gerenciamento de Projetos.

ANDRÉ CARNEIRO GIANDON

MSc, PMP com 15 anos de experiência com gerenciamento de programas e projetos em organizações públicas e privadas, atua como consultor em gestão de negócios pela GPMG Soluções em Gestão e Inovação. Desde 2002 é professor em programas de pós-graduação e MBAs Executivos, tendo lecionado em instituições como COPEL, PETROBRAS, BOSCH, GVT, POSITIVO INFORMATICA, GRUPO CR ALMEIDA, GRUPO GAZIN, GTFoods Group, Unimed Maringá, SICOOB, Institutos LACTEC, BELAGRÍCOLA, UEM, PUCPR, UNIVERSIDADE POSITIVO, ESIC Business & Marketing School, SENAC-SP, UNICESUMAR, Governos Estaduais e Prefeitura Municipal de Curitiba. Possui certificação internacional PMP – Project Management Professional do PMI – Project Management Institute e é instrutor de cursos preparatórios para certificação PMP. Possui título de Mestre em Construção Civil com ênfase em Gerenciamento.

PATRICIA GOULART

Profissional da área de TI com mais de 10 anos de experiência. Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pós-graduada MBA em Gerenciamento de Projetos com ênfase em Docência do Ensino Superior, certificada PMP® e PMO-CP®. Sólida experiência com governança, gestão de projetos e contratos globais de outsourcing (serviços, software, imagem e impressão, infraestrutura). Especialista em gestão da transição e transformação, tendo atuado como Gerente de Transições na HP, com mais de 50 T&T realizados ao longo dos últimos 6 anos para clientes dos mais diversos seguimentos tais como, (HSBC, Valeo, JBS, Nestle, Sanofi, Nokia, Novartis, Merck, BASF, Corning, JP Morgan Chase, Petrobras, Grupo Ultra, ENEL, Syngenta entre outros). Experiência com implantação de escritório de projetos tendo participado na implantação do PMO no PMI-PR, enquanto Gerente do PMO. Atualmente gestora na T-Systems, responsável pela área de Delivery. No PMI é Diretora de Desenvolvimento Profissional, instrutora de treinamentos e workshops, coach, mentora, palestrante e professora nas áreas de gestão de portfólio, programas e projetos (métodos tradicionais e ágeis), gestão de pessoas e liderança, comunicação e qualidade.

CARLOS EDUARDO FLESCH BRETANHA

Profissional com atuação como gestor de projetos nos últimos 20 anos em diversos ambientes. É consultor na gestão de projetos, palestrante e professor de MBA na área de Gestão de Projetos e Governança em diversas instituições de ensino, além de ser Conselheiro Fiscal do PMI-PR. Possui vasta experiência como líder de equipes e coordenação de projetos. Possui também larga vivência internacional e relacionamento com clientes em toda a América do Sul. Como consultor atuou no desenvolvimento de sistemas de projetos para diversas empresas de grande porte nas indústrias de óleo e gás, mineração, química, petroquímica entre outras, incluindo projetos em infraestrutura. Atuou como líder regional de uma consultoria global, onde conseguiu alavancar resultados importantes para o desenvolvimento da equipe e dos negócios. Já atuou como coordenador de projetos e supervisão da manutenção em grandes grupos empresariais como Volkswagen e Votorantim Cimentos, incluindo experiências de 6 meses na Alemanha e 4 anos no Canadá. Graduado em Engenharia Industrial Elétrica com pós-graduação e MBA Executivo; mestre em Engenharia da Produção pela UFPR. Certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI desde 2006.

THIAGO AYRES

Consultor, Professor, instrutor e palestrante internacional nas áreas de governança, gestão, inovação e liderança. Mestre em Governança Corporativa pelo ISAE, pós-graduado MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Certificado PMP pelo Project Management Institute. Especializações internacionais Master in Project Management pela George Washington University (US) e Gestión Ejecutiva pela ESIC España. Especialista em governança corporativa, gestão de portfólio, escritórios de projetos e métodos ágeis/híbridos. Experiência em liderança de equipes em ambientes multiculturais. Background sólido em gestão de projetos globais, empreendedorismo e gestão de Tecnologia da Informação. Global Managing Director na PMO Global Alliance. Diretor na Consigliere Governança, Gestão e Inovação. Diretor de Governança do Investimento at CWB Angels. Investidor-anjo & Mentor de Startups e Inovação – RED Angels (Portugal), SEBRAE Startup Pirates e Epifania. Presidente do Conselho Consultivo de Governança do PMI-PR. Conselheiro da AFIGP. Coordenador do MBA Executivo em Gestão de Projetos e Coordenador do Master em Empreendedorismo e Gestão da Inovação na ESIC Business & Marketing School. Professor nos MBAs FGV, além de pós-graduações e formações in-company. Experiência em gestão de projetos e tecnologia em grandes organizações e multinacionais. Ex-presidente do PMI-PR.

GERALDO GHIORZI BRANDÃO

PMP® e RMP-PMI®; Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma; Mestre em Ciências Navais, MBA em Gestão Empresarial (COPPEAD-UFRJ); MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos (FGV) e certificação internacional em Project Management pela University of California, Irvine; Bacharel em Administração e Ciências Navais pela Escola Naval. Capitão de Mar e Guerra da reserva remunerada da Marinha do Brasil, desde 2012; participou e gerenciou diversos projetos, tanto no Brasil quanto no exterior, nas áreas de tecnologia da informação, logística, pessoal e administração. Colaborador convidado na Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça para a realização do Projeto do Sistema Integrado (PSI) de Segurança Pública para a Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA 2014; idealizador e gerente do projeto de implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos e Processos da Base Naval do Rio de Janeiro; gerente do projeto dos Centros de Comunicações das Instalações Olímpicas e Paralímpicas nos Jogos Rio2016, Gerente Operacional no Centro Operacional dos Jogos Rio2016 (Main Operational Centre - MOC); Assessor da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha e da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha na execução de diversos projetos estratégicos para o país; Docente externo da Universidade Estácio em cursos de pós-graduação; Consultor da Empresa Lebio para planejamento estratégico, análise de risco organizacional e planejamento de projetos e processos; e Gerente do Programa de Mentoria do PMI-PR.

JULIO CESAR DOS SANTOS

Profissional PMP®️ com mais de 17 anos de experiência em Gestão de projetos e Gestão de TI. Sólida experiência em companhias nacionais e internacionais dos segmentos de Seguros, Industrial, Telecomunicações, Varejo, Serviços, Governamental, Publicação, Family Office e Construção. Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Estratégica. Membro e voluntário do PMI®️ Chapter Paraná.

RODRIGO PASTI DE MACENA

Possui as certificações de SFPC (Scrum Foundation Professional Certificate) e PMO-CP (PMO Value Ring Certified Practitioner). MBA em Gerenciamento de Projetos com ênfase em TI pela FGV. É formado em Ciências da Computação, com formação técnica em Processamento de Dados. Atua como Analista de Sistemas há 19 anos no mercado, sendo 18 em rede de lojas de grande porte de eletrodomésticos. Experiência em diversas linguagens de programação e ferramentas para desenvolvimento de softwares. Atua como Gerente de Programas de PMO do PMI Santa Catarina. Atuou também como Diretor de Comunicação e Marketing no PMI São Paulo e em diferentes atividades nos diversos capítulos do PMI Brasil. Trabalhou na equipe de Parcerias do 10º Congresso Mineiro de Gerenciamento de Projetos em 2015, no 11º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos realizado em Belo Horizonte em 2016, no 12º Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança realizado em Curitiba em 2017 e no 16º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI São Paulo também em 2017. Foi também o Gerente de Programa responsável pelo GPEmForma do PMI São Paulo. Já trabalhou nos Branches Campinas e Sorocaba do PMI São Paulo. É apaixonado pelo trabalho voluntário que desempenha no PMI, pois gosta da ideia de que faz parte de um esforço para disseminação das boas práticas de Gerenciamento de Projetos, além de sempre poder ter contato com profissionais e pessoas do mais alto nível cultural e acadêmico.

LUCAS FURLAN

Atual Presidente do PMI Paraná Chapter. É especialista em MS Project certificado pela Microsoft®️, Certificado CAPM®️ pelo PMI®️ e Green Belt em Lean Six Sigma. Sua formação é em Gestão Comercial pela Uninter e cursou também Engenharia Química pela UEM e MBA em Gestão de Projetos pela USP.
Praticante de Gerenciamento de Projetos há mais de 10 anos, possui experiência em Negociação com 3 anos na área de Compras de multinacional da área de embalagens (utilizando Strategic Sourcing) e 10 anos em Gestão de Vendas (utilizando SPIN Selling).
É Fundador e Instrutor da Enteléquia Educação, onde atua com treinamentos nas áreas de Negociação (Supply Chain e Vendas) e também Gestão de Projetos. Atualmente é o Head de toda a área de Negócios da Via Gráfit Jeans (Marketing, Comercial e Desenvolvimento de Produtos), liderando diretamente uma equipe de 30 pessoas e sendo responsável por dezenas de milhões de faturamento/ano.

EVA CORREIA FINKLER

Engenheira Civil, com experiência em planejamento de obras há 7 anos, iniciando sua carreira ainda no curso técnico em Edificações em 2011, onde participou dos programas PAC e PAC II (programa de aceleração e crescimento do Governo Federal para apoio aos municípios) na cidade de Nova Londrina. Atuou no planejamento e gerenciamento de projetos multidisciplinares por 5 anos, no ramo agroindustrial na COCAMAR Cooperativa Agroindustrial, desenvolvendo projetos, orçamentos, licitações acima de 8 dígitos e controle físico e financeiro das obras (civil, elétrica e mecânica), desenvolvimento de melhorias de fluxos nas unidades operacionais e programas de melhorias contínua da cooperativa. Atualmente trabalha com Governança Corporativa no Grupo Prever, atuando com gerenciamento de projetos, processos, gestão de riscos e planejamento estratégico. Auxilia e apoia os gestores no planejamento e controle de projetos com gestão híbrida de projetos, utilizando métodos convencionais de gerenciamento (cascata) e métodos ágeis (Scrum e Kanban). É Diretora de Finanças do PMI-PR.

FLAVIO LIMBERGER

Formação em Tecnologia da Informação, pós em Gestão estratégica de empresas (ISAE/FGV). Professor em programas de pós-graduação e MBA na PUC PR, ISAE/FGV, Sistema FIEP e OPET. Coordenador de Curso de pós-graduação em gestão de projetos. Professor pesquisador do centro internacional de pesquisas do ISAE. Possui 25 anos de experiência na área de Tecnologia, 15 em gestão de projetos de vários segmentos como indústria, TI (Infra, Sistemas e HW), tecnologia embarcada, engenharia, telecom. Forte atuação com treinamentos. Personal & Professional Coach, certificado pela SBC. Foco na utilização de metodologias ágeis. Instrutor do preparatório de certificação para PMP desde 2008. Atualmente empresário - empresa focada em coaching e mentoring para gestão de projetos. Experiência nas seguintes áreas de mentoria: metodologias ágeis, consultoria, docência, engenharia civil, engenharia industrial, gestão, TELECOM, TI, inovação e tecnologia embarcada.

MICHEL ANDREY KÖHLER

Atualmente atuando como Gerente de Pessoas no PMI-PR, como Engenheiro de Processos e Project Leader na ELECTROLUX e Mestrando de Engenharia Elétrica e Informática Industrial (UTFPR). Tem as certificações PMP-Project Management Professional (PMI), CAPM-Certified Associated in Project Management (PMI), MBA em Gestão Empresarial (ESIC), Bacharel em Engenharia Industrial Elétrica (UTFPR), Técnico em Eletrônica (CEFET-PR), intercâmbio cultural Noruega e mais de 10 anos de atuação em Gestão de Projetos em diversas áreas.